Crianças com 02 anos completos até 30 de março
Crianças com 03 anos completos até 30 de março.
Além do período pedagógico, o Colégio Caminho do Sol também possui períodos de recreação para atender às famílias que necessitam que as crianças fiquem no Colégio por um período maior.
O período intermediário (de até 08 horas) e o período integral (de até 12 horas), são disponibilizados para todas as turmas do Colégio, desde o Berçário I até o 5º Ano do Fundamental I.
Durante os períodos estendidos em que os alunos estão no Colégio, eles convivem com crianças de faixa etária aproximada, sob a supervisão de educadores e monitores. As atividades aplicadas buscam facilitar a socialização, integração, autonomia e aprendizagem.
Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito das quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.
A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:
Toda sexta-feira a criança leva para casa um livro de leitura e uma folha de atividade, contendo a proposta de registro. O livro deverá ser devolvido na sexta-feira seguinte para que seja feita a troca por outro livro. Visa estimular o hábito e o prazer pela leitura.
Momento da estimulação motora com brincadeiras de circuitos, massagens e movimentos corporais.
Nesta roda trabalhamos a identidade, a socialização e o reconhecimento do Eu, o Outro e o Nós.
Trabalhamos as cantigas de roda, tão apreciada pelas crianças.
Neste momento acontece as contações de história, estimulando a atenção, aumento do vocabulário, o gosto pela leitura e a imaginação.
Oferece às crianças a oportunidade de conhecer as brincadeiras antigas e suas origens, que são consideradas uma profunda fonte cultural.
O desfralde sendo realizado na escola, torna-se mais natural, considerando que todos os amigos se encontram envolvidos no mesmo processo. Estimulando na criança a autonomia e a segurança na transição do desfralde para o uso do banheiro.
Estimulação dos órgãos dos sentidos, pois é através deles que conhecemos e identificamos o mundo ao nosso redor.
Promover a alimentação saudável através de degustação de frutas e legumes, em piqueniques realizados na área verde do Colégio. As crianças participam desde a elaboração das receitas até as brincadeiras de advinhas, reconhecendo frutas e legumes através dos cheiros e texturas.
Trabalhando artistas famosos, ensinando através de brincadeiras e releituras.
Inscreva-se para receber novidades.