O Colégio

Quem somos nós

A idealização e a concretização do projeto Caminho do Sol veio da união de familiares com os mesmo ideais: tornar o aprendizado enriquecedor a partir do ambiente que estamos inseridos.

Inaugurado em 2012, contamos com um espaço pensado para alcançar o desenvolvimento integral da criança, desde os 04 meses até os 10 anos de idade.

Estruturamos o Colégio com espaços amplos e adequados para potencializar o aprendizado da criança em suas fases de desenvolvimento, combinando conforto, segurança e uma atmosfera caseira, fazendo com que todos que a frequentam sintam-se acolhidos.

Não nos preocupamos apenas em transmitir informações e repassar conteúdos disciplinares, mas também em educar no sentido de promover reflexão, para que nossos alunos possam vivenciar relações de amor, afeto e solidariedade.

Nossa metodologia é baseada nos ideais sociointeracionista, onde as grandes descobertas acontecem num ambiente saudável, acolhedor e que incentive a construção do conhecimento de maneira significativa.

Missão

Temos como missão transmitir conhecimentos e possibilitar novas formas de pensamentos e comportamentos, humanizando a educação e fazendo do Colégio um espaço de vida que contribui para a formação plena do aluno.

Visão

Pensamos que a educação é a maior herança que podemos deixar às crianças, por isso, visamos ser uma escola de qualidade, pautada na ética e comprometida em formar alunos críticos e autônomos, nos tornando excelência em educação, além de ponto de apoio e rede afetiva para pais e/ou responsáveis.

⦁ Cuidado consigo e com os outros;
⦁ Trabalhamos com simplicidade;
⦁ Somos e prezamos a honestidade;
⦁ Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente;
⦁ Ética e Transparência;
⦁ Responsabilidade social.

Proposta Pedagógica:

Voltada para valorização e respeito à criança, o Colégio Caminho do Sol adota uma proposta pedagógica baseada no modelo de educação sociointeracionista, onde o foco é a interação social do aluno. A criança se constitui e desenvolve como pessoa pela interação social, construindo e reconstruindo afetos e saberes. É brincando e se relacionando que se aprende, pois são nos momentos de brincadeira que a criança representa o mundo por meio de situações.

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.” – Vygotsky

Nessa perspectiva, o brincar é incorporado e priorizado no desenvolvimento de toda nossa proposta educacional, onde abre lugar para a invenção e a produção de novos significados, saberes e práticas. O trabalho pedagógico é direcionado por faixa etária, atendendo as necessidades específicas de cada grupo, onde procuramos respeitar o tempo e o limite de cada criança, tudo em sintonia com o trabalho de professores qualificados.

Trabalhamos com projetos didáticos desenvolvidos em cima de temas norteadores e com o sistema de ensino da Editora OPET, que são resultados de uma profunda reflexão sobre a educação. Mais do que isso, eles são frutos de muitos anos de trabalho de pessoas que conhecem a educação porque a vivenciam todos os dias, conhecem de perto a realidade das escolas e estão em contato com as principais teorias e reflexões no campo educacional.

Parceiros Pedagógicos